Historico TG 04-009

TIRO-DE-GUERRA 04-009

 

HISTÓRICO

 

Existiu no município de Itaúna, em época anterior a 1945, um Centro de Instrução Militar que muito benefício prestou à mocidade Itaunense.

Infelizmente não temos fontes para pesquisa nessa época. Posteriormente foram extintos por falta de frequência em alguns municípios do Estado estes Centros de Instrução Militar, beneficiando-se, todavia, os jovens de Itaúna com o Tiro-de-Guerra de Divinópolis.

Os jovens de Itaúna deslocavam para assistirem as instruções em Divinópolis e lá, prestavam os exames finais.

 

CRIAÇÃO

 

Em 31 de outubro de 1945 foram criados pela Portaria nº 8.747, diversos Tiros-de-Guerra no Brasil, beneficiando-se Itaúna com a instalação aqui, do Tiro-de-Guerra nº 80.

 

INÍCIO DE ATIVIDADES

 

O novel TG inicia em Itaúna suas atividades em 1º de abril de 1946, com 20 homens matriculados na chamada Escola do Soldado, sendo 18 convocados e 2 voluntários.

 

SEU PRIMEIRO INSTRUTOR

 

Neste período a instrução foi ministrada pelo 1º Sargento ELPÍDIO MAYMONE DE MELO o qual acabara de ser transferido do Tiro-de-Guerra nº 63, Caxambu para Itaúna.

O Sargento MAYMONE instala e organiza o TG 80, tudo conforme Boletim da 4ª Região Militar nº 15, de 18 de janeiro de 1946.

 

SEU PRIMEIRO DIRETOR

 

O primeiro Diretor do Tiro de Guerra nomeado pelo Boletim nº 15 de 18 de janeiro de 1946, da 4ª Região Militar foi o Doutor Lincoln Nogueira Machado, também Prefeito Municipal de Itaúna. A prefeitura cede então para sede do Tiro-de-Guerra, a casa do antigo Teatro de Itaúna, prédio este, já demolido. Por informações sabe-se que o antigo prédio localizava-se nas imediações do Automóvel Club.

Nesta 1ª turma de instrução, apenas 06 (seis) chegaram aos exames finais sendo aprovados. Os demais 14 (catorze) foram desligados por falta de frequência.

Observa-se como fato histórico o alto índice de desligamentos dos Tiros-de-Guerra. O exame final dessa turma feriu-se em 14 de dezembro de 1946, sendo o presidente da Comissão Examinadora o 1º Tenente Roberto Najo.

 

1947

 

Efetivo: 142 atiradores matriculados.

Sede: Salão anexo ao prédio da antiga Prefeitura Municipal. Nessa época foi feita eleição no TG para escolha de sua madrinha. A escolha recaiu na Senhorita Messe Alves de Souza, a qual foi reeleita para o ano subseqüente.

Diretor: Foi nomeado o 2º Tenente Benício José da Cunha, também delegado da Junta de Alistamento Militar

Instrutor: Junta-se ao 1º Sgt Maymone o 3º Sgt Hélio de Araújo Campos.

Foram desligados por falta de frequência 37 atiradores, sendo os restantes 105, aprovados em 20 de novembro de 1947.

Formava-se assim uma numerosa turma de reservistas de 2ª categoria, fazendo desses moços cidadãos cônscios de suas responsabilidades perante a pátria.

 

1948

 

Início das Instruções: 30 de abril.

Efetivo: 188 atiradores.

Desligamentos: 83 atiradores.

Chegam ao exame final 105 atiradores, todos aprovados em 9 de dezembro, sendo presidente da Comissão Examinadora o 2º Tenente Ataíde da Silva.

 

TROMBA D’ÁGUA

Durante a realização dos exames cai em Itaúna, uma tromba d’água. Eis “in Totum” o relato feito pelo 1º Sgt Maymone, então instrutor do Tiro-de-Guerra.

“Quando da realização dos exames, caiu sobre esta região uma verdadeira Tromba D’água, que além dos prejuízos causados, avolumou-se de forma imprevisível o leito do pacato e sereno Rio São João.

Este se agigantou, extravasando seu leito em caudais avassaladoras prenunciando uma catástrofe para os habitantes de suas margens, no Bairro da Várzea. Apanhados de surpresa por esta colossal massa d’água que tudo destruía, pois era ainda de madrugada, criou-se naquele bairro uma situação de pânico. Objetos, criações e até crianças estavam sendo arrastados pela corrente.

O instrutor do TG, 1º Sgt Elpídio Maymone de Melo, em vista da gravidade, resolveu deslocar para aquele ponto da cidade com os atiradores examinados, que por coincidência estavam com o uniforme de Educação Física. Ali sob orientação dos instrutores, os alunos foram distribuídos nos diversos setores do bairro atingido, com a missão de salvar tudo o que pudesse. Assim, utilizando barcos, nadando, enfrentando aquele volumoso caudal, conseguiram salvar crianças, objetos de uso doméstico e animais caseiros.

Observação importante é que o proprietário de um bar situado naquela região, achando-se em situação perigosa dentro da sua propriedade, com risco de morte, dali não quis se deslocar por força de nenhuma sugestão, diante disso, dali arrancado e carregado, retirados e salvos todos os objetos do bar, ruindo logo em seguida uma parte de sua casa.

 

Assim demonstraram os alunos do TG os primeiros frutos das instruções ministradas durante o ano, quando colocaram a solidariedade humana acima dos desejos pessoais, merecendo do Prefeito do Município, naquela ocasião o Senhor Dr. Antônio Augusto de Lima Coutinho, um elogio público, por ocasião do juramento à Bandeira”.

 

1949

 

Matriculados: 143 atiradores

Desligados: 61 atiradores

Aprovados nos Exames: 61 atiradores

Diretor do TG: 2º Tenente R/2 Willian Leão, nomeado pelo Boletim nº 39 de 16 de fevereiro.

Transferência de Instrutor: Em 3 de março, o 3º Sgt Hélio Araújo Campos foi transferido para o TG de Divinópolis. “Aqui deixou com sua família um largo círculo de relações, pois sempre primou pela eficiência e cumprimento do dever”.

Neste ano é eleita madrinha do TG a Senhorita Diva Antunes. “Fino ornamento de nossa sociedade”.

O TG desfila em Divinópolis, a 1º de junho, atendendo ao convite do Prefeito daquele município, pela passagem se seu aniversário.

 

1950

 

Matriculados: 84 atiradores

Início da Instrução: 1º de maio

Atiradores desligados: 39 atiradores

Aprovado nos Exames Finais: 45 atiradores

O exame final foi realizado em 3 de janeiro de 1951, sendo presidente da Comissão o 1º Tenente Antônio Curcio Neto.

Foi eleita madrinha do TG a Senhorita Terezinha Lima Coutinho e, que foi reeleita para o ano de 1951.

 

 

1951

 

“Em 1951, que é o ano preparatório das futuras comemorações do Cinquentenário do Município de Itaúna, está prestes o já tradicional Tiro-de-Guerra nº 80, que faz parte integrante das organizações locais que objetivam a sã formação da nossa sociedade. A criança está hoje, em Itaúna, familiarizada com o rufar dos tambores de nosso TG em dias festivos. Cria-se então, no espírito destes futuros candidatos ao TG, o sentimento de ordem, disciplina e amor às boas causas. É o TG como elemento irradiador dos bons princípios e das atividades corretas”.

Foram matriculados 96 atiradores, com início das instruções no dia 10 de março, sendo desligados 52 atiradores por falta de frequência.

 

1952

 

Foram matriculados 64 convocados, tendo sido aprovados nos exames finais 56. Os atiradores restantes foram desligados por falta de frequência.

Foram comemoradas todas as datas nacionais e festivas.

 

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DE INSTRUTOR

 

Durante o ano de 1952, foi transferido para a reserva remunerada o Sgt Elpídio Maymone de Melo, Primeiro instrutor do TG, em Itaúna.

Foi nomeado instrutor do TG o Sgt Wilson Ambrózio de Andrade.

 

1953

 

Neste ano foram matriculados 96 convocados. A instrução teve início em 1º de março. Em maio é exonerado do quadro e classificado no então, 12 RI, o 1º Sgt Wilson Ambrozio de Andrade. É classificado então no TG 80, o 1º Sgt José Batista de Andrade, que assume as funções em 15 de junho de 1953. Foram aprovados nos exames finais 86 atiradores.

 

1954

 

A 18 de janeiro, é transferido para o TG 80, o 1º Sgt Geraldo Rodrigues da Costa, vindo do Tiro-de-Guerra nº 81 Januária.

 

A 1º de março é matriculado no TG, 91 atiradores.

 

É promovido a Subtenente, em junho, o 1º Sgt José Batista de Andrade. No exame final, foram aprovados 71 alunos sendo classificado em primeiro lugar o Atdr Mario Augusto de Oliveira Penido. Em segundo lugar ficou o Atdr Antônio Parreiras Filho.

 

Observa-se que o primeiro, hoje, é o Diretor do Colégio Estadual de Itaúna e o segundo Chefe de Gabinete do Sr. Prefeito Municipal de Itaúna.

 

Todas as datas nacionais e festivas foram comemoradas condignamente pelo TG, diz o registro da época.

 

1955

 

Em fevereiro foi excluído do efetivo do TG, o Subtenente José Batista de Andrade. No dia 28 de fevereiro são matriculados 101 atiradores e a instrução é iniciada no mesmo ano.

 

Em agosto esteve em Itaúna, a serviço da justiça o Major José Batista Regatine e o 1º Tenente Humberto Bucheni.

 

FALTA DE ÁGUA - INCÊNDIO

 

Registra-se no histórico do TG: “Tendo em vista dificuldades de água na cidade, os atiradores abrem 500(quinhentos) metros de valas, auxiliando, assim, a Prefeitura a resolver o problema d’água na cidade”. E ainda, “os atiradores auxiliam para debelar um incêndio na fábrica de foguetes e participou de uma missão na estrada de rodagem que liga Itaúna à Granja Escola São José”.

NOVO INSTRUTOR

 

Em 19 de agosto apresentou-se no TG o 3º Sgt Paulo Luiz de Oliveira, vindo do TG 81, Januária. Em 4 de setembro foram realizados os exames finais do TG, sendo aprovados 64 atiradores. Foram reprovados nos exames 8 atiradores. Registra-se que em sua existência, seriam os primeiros atiradores reprovados nos exames finais.

 

Em fevereiro foi exonerado, apedido, das funções de Diretor do TG, o 1º Tenente Elpídio Maymone de Melo, antigo instrutor do Tiro de Guerra.

 

Em 10 de dezembro os atiradores fizeram o juramento solene à Bandeira Brasileira.

 

1956

 

Com a exoneração, a pedido do 1º Ten R/1 Elpídio Maymone de Melo, passou a responder pela Direção do TG o 1º Sgt Geraldo Rodrigues da Costa. A 19 de novembro terminou o ano de instrução do corrente ano, sendo aprovados em exames finais 69 atiradores, sendo 1 reprovado.

 

1957

 

A 1º de março de 1957 teve início as instruções com 142 atiradores matriculados, tendo como instrutores o 1º Sgt Geraldo Rodrigues da Costa e o 2º Sgt Paulo Luiz de Oliveira. A 31 do mesmo mês foram desligados 49 atiradores.

 

Os exames finais foram realizados no dia 17 de novembro, sendo aprovados todos os atiradores, num total de 90.

 

 

 

1958

 

As instruções iniciaram a 3 de março com a matrícula de 129 atiradores, dos quais 52 não compareceram e foram desligados por pontos perdidos. Neste mesmo dia o Prefeito Municipal Dr. Milton de Oliveira Penido, entrega ao TG a Bandeira do Município, descrevendo para os atiradores o significado de suas cores. Agradecendo, usou da palavra o Diretor do TG, Dr Willian Leão. A 30 de outubro foram encerrados os trabalhos do TG, referente ao ano em curso e, nos dias 6, 7 e 8 de novembro foram realizados os exames finais, sendo a comissão de Exames presidida pelo 1º Tenente Cloves Seroa da Motta. Foram aprovados 74 alunos, não havendo reprovação. A solenidade do juramento à Bandeira feriu-se no dia 15 de novembro.

 

No dia 19 de novembro foi realizado na praça central de Itaúna, o compromisso à Bandeira, com a presença das autoridades municipais.

 

1959

 

Em 1º de março foram matriculados neste TG, 135 atiradores. Deste total, somente 84 compareceram para as instruções.

 

Novo Instrutor: a 3 de outubro apresentou-se o 3º Sgt Carlos Santos, nomeado instrutor para TG 80. (não há outros registros neste ano).

 

1960

 

NOVO INSTRUTOR

Em 05 De Maio Apresenta-Se o 3º Sgt Juracy Rodrigues Cardoso Vieira, nomeado instrutor do TG 80, pelo Boletim Regional nº 104 de 17 de maio de 1960.

 

Submeteram-se aos exames finais 71 atiradores.

 

1961

 

Foram matriculados 152 atiradores, compareceram para o início das instruções apenas 99 atiradores.

 

NOVA SEDE

 

 

Em 29 de maio de 1961, o Tiro-de-Guerra transfere suas instalações para novo prédio, construído na Praça José Flávio de Carvalho, sendo prefeito municipal o Dr. Célio Soares de Oliveira. “Prédio amplo e sólido, construído de acordo com a planta remetida pelo SMR 4, oferece conforto aos instrutores e alunos e segurança para o material, quer da Prefeitura, quer da Fazenda Nacional”.

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 3 de outubro apresenta-se o 3º Sgt José Francisc de Sales, nomeado instrutor deste TG, pelo Boletim Regional nº 227 de 09 de outubro de 1961. Os exames finais foram realizados em 06 de novembro. Foram aprovados 89 atiradores, não havendo qualquer reprovação. O juramento à Bandeira feriu-se no dia 11 de novembro.

 

 

1962

 

A 13 de janeiro são matriculados 159 atiradores. Do total iniciam a instrução apenas 118, sendo logo a seguir desligados 39 atiradores.

 

ENCOSTAMENTO DO TG

A 1º de agosto de acordo com o BI nº 146, este TG foi encostado e os atiradores considerados reservistas de 3ª categoria. Embora não conste de seu histórico, sabe-se por informações que a razão do encostamento verificou-se por falta de segurança no estande de Tiro, o qual era localizado no lugar denominado “Buracão”, próximo da sede do TG.

 

DESENCOSTAMENTO DO TG

A 3 de dezembro, de acordo com o BI nº 229, o TG foi desencostado. Na mesma data é nomeado Diretor do TG, o 2º Ten R/2 Willian Leão.

 

1963

 

A 13 de fevereiro são matriculados no TG 152 atiradores, tendo comparecido para as instruções apenas 94, sendo em consequência desligados 58 dos matriculados.

 

TRANSFERÊNCIA DE INSTRUTOR

 

Diz seu histórico: “A 16 de abril, de acordo com o BI nº 70, foi transferido para o TG de Sete Lagoas, o 2º Sgt Carlos Santos”. Interessante que a classificação deste instrutor no TG não foi registrada.

Os exames finais do TG aconteceram a 03 de novembro, sendo submetidos a exames 64 atiradores, sem reprovações.

Verifica-se que dos 152 atiradores matriculados, apenas 64 chegaram a seu término, havendo, pois, 88 desligamentos.

 

 

1964

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 07 de fevereiro apresenta-se no Tiro-de-Guerra o 3º Sgt Ciro Natal de Melo, designado instrutor deste TG pelo BI nº 13 de 20 de janeiro de 1964. A 13 são matriculados 156 atiradores, já a 1º de março são desligados 59 atiradores por falta de frequência.

 

ATIRADOR VAI PARA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS

 

A 10 de março é desligado o atirador nº 144, Saulo Gonçalves Pereira, por ter sido matriculado na Escola de Sargento das Armas em Três Corações-MG.

 

TRANSFERÊNCIA DE INSTRUTOR

 

A 08 de abril foi transferido para o TG de Diamantina o 2º Sgt José Francisco Salles.

 

TRANSFERÊNCIA DE INSTRUTOR

 

A 06 de novembro foi o Subtenente Paulo Luiz de Oliveira, classificado no CPOR/BH pelo Boletim nº 210 de 06 de novembro de 1964.

O histórico não registra promoção do então 1º Sgt Paulo Luiz de Oliveira.

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 23 de novembro é transferido do TG de Patos de Minas para Itaúna, o 2º Sgt Miguel Soares Araújo.

O Tiro-de-Guerra de Itaúna recebe na mesma data o material pertencente ao TG de Montes Claros, o qual fora encostado.

 

 

1965

 

No dia 9 de fevereiro são matriculados 111 atiradores, dando início às instruções do corrente ano.

 

TRANSFERÊNCIA DE INSTRUTOR

 

A 1º de abril é transferido para o Tiro-de-Guerra de Formiga o 2º Sgt Ciro Natal de Melo.

 

NOVO INSTRUTOR DO TG 80

 

 

 

 

8h - Hasteamento da Bandeira Nacional.

9h - Missa na Matriz de Santana, com a presença razoável de autoridades locais.

9h45min - Desfile do TG pelas principais ruas da cidade.

14h - Demonstração de Educação Física por uma turma de atiradores, com alteres.

15h - Jogo de futebol de campo com o Arsenal Futebol Clube, com a vitória do TG, pelo placar de 3x1.

20h - O TG realiza uma sessão cívica no TG, em homenagem ao grande Vulto de Nossa Pátria. Usaram da palavra o Atdr José Murilo Moreira, o Sgt Juscelino da Silva e o Prefeito Municipal Dr. Milton de Oliveira Penido. A sessão foi encerrada com o canto do Hino Nacional por todos os presentes.

 

SETEMBRO - DIA SETE - DIA DA PATRIA

 

Em comemoração a mais uma passagem de nossa independência, o Tiro-de-Guerra elaborou e distribuiu pela cidade um interessante programa e ainda providenciou um programa especial para as autoridades militares, civis e eclesiásticas.

 

 

O programa constou do seguinte:

6h - Alvorada festiva no TG, com toques de cornetas.

7h - Formatura do TG, seguido do hasteamento da Bandeira Nacional.

9h - O TG desfilou pelas principais ruas da cidade, com bastante garbo, sendo aplaudido pelo público.

13h30min - Demonstração de Educação Física, no Estádio Municipal.

14h - Jogo de Futebol de Campo entre a equipe B do TG e o Arsenal Futebol Club, tendo o Tiro de Guerra alcançado brilhante vitória pelo elástico marcador de 6x1.

15h - Jogo principal. A equipe do TG vence o Flamengo Esporte Club, não fazendo por menos, pelo sonoro placar de 6x1, repetindo o resultado do jogo preliminar.

20h - Foi então realizada uma sessão cívica com a presença de autoridades, familiares de atiradores e ainda o coral da Escola Estadual de Itaúna, sob a regência do Padre Luiz. Usou da palavra o professor Luiz Augusto Gonçalves de Souza, convidado pelo Chefe do TG, Sgt Juscelino da Silva. O coral do Colégio Estadual cantou a canção do Soldado e TG cantou a Canção do Infante. A sessão foi encerrada com todos os presentes cantando o Hino Nacional.

 

TG - Futebol de Campo. Sgt Juscelino e craques como: Dalton, Sílvio, Jairo, Henrique e Saulo.

 

AINDA EM AGOSTO

 

A 13, pelo BIR nº 152 foi dispensado de exercer as funções de chefe da SSTG/4ª o Major Hélio Pires de Morais, assumindo a função o Capitão Maurício Veloso.

 

NOVO DIRETOR DO TG

 

A 2 de setembro é nomeado diretor do TG o 2º Ten R/2 Milton de Oliveira Penido, Prefeito Municipal em substituição ao 2º Ten R/2 Willian Leão, o qual pedira exoneração. Ainda em outubro, o Major Hélio Pires de Morais, reassume suas funções como chefe da SSTG/4.

A 31 de outubro chega a Itaúna por volta de 21h, o Capitão Cleo Jurandir Riani Lima, para proceder aos exames finais dos atiradores do TG. O TG conseguiu nos exames o conceito Muito Bom.

 

 

 

 

ATIRADOR GANHA MEDALHA

No concurso de tiro realizado durante os exames, o atirador nº88 Márcio, consegue 103 pontos, fazendo, pois, jus a medalha com diploma respectivo. Nos exames foram todos atiradores aprovados, tendo obtido o primeiro lugar o at, Edson Diniz com grau de 9,05; em 2º lugar classificou-se o at. nº 88 Márcio Gonçalves Pereira com 8,9 e em 3º o at. nº 81 José Murilo Moreira e 33 Elmo de Souza Rabelo com 8,9.

Total de Reservistas: 49 atiradores.

O juramento a Bandeira aconteceu no dia 15 de novembro com presença de autoridades e familiares de atiradores.

 

1966

Começa o ano de instrução no dia 13 de fevereiro. Em março chega ao TG vindo com transferência do TG de Governador Valadares o atirador Marco Antônio da Silva. A 21 de abril o TG comemora com júbilo, mais um aniversário da Inconfidência Mineira, tendo usado da palavra o Sgt Juscelino da Silva e ainda os atiradores Guimarães e Eliezer. Todos com brilhantismo enalteceram a Vida de Tiradentes. A sessão foi aberta com o canto do Hino à Bandeira e encerrada com o canto do Hino Nacional.

Ainda a 16 de abril numa partida de futebol gigante o atirador nº 33 José Antunes Carvalho, teve fraturada sua clavícula acidentalmente numa disputa de bola com um companheiro. O atirador foi conduzido para o Hospital local, pelo Sgt Juscelino, sendo atendido. Posteriormente o atirador Antunes seguiu ainda para o Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, segundo autorização do Exmo. Sr General Cmt da 4ª Região Militar.

 

 

 

A 1º de maio o TG comemorava o Dia do trabalho, tendo a sessão cívica, usado da palavra os atiradores Nicácio Menezes e ainda o Sgt Juscelino da Silva. No dia 24 de maio o TG comemorava a Batalha de Tuiuti, com palavra dos atiradores Eimar Viana e Divino José da Silva.

Em 5 de junho, pela manhã, chega ao TG o Capitão Antônio Maria Claret, para proceder a inspeção e exames dos atiradores de meio de ano. O oficial deixou o TG bastante entusiasmado com a administração e instrução do TG. A 14 de junho, o TG comemorava mais um aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, com palavras dos atiradores Marco Antônio e José Antunes de Carvalho. Falaram ainda, o Sgt Juscelino e o Diretor do TG.

 

ECOLOGIA

A 10 de junho, o Sgt Juscelino da Silva, gramava e plantava 25 pés de rosas no Jardim do Tiro-de-Guerra. A 10 de julho o BIR nº 245 (aditamento) publicava em significativo elogio ao Sgt Juscelino da Silva. A 25 de agosto o TG comemorava com intenso júbilo cívico, mais um aniversário do imortal patrono do Exército. O programa constou, entre outras coisas de uma interessante disputa de bola Militar entre o TG e reservistas do ano anterior. Os atiradores obtiveram expressiva vitória. O Sgt Juscelino era entrevistado pelas alunas do 3º ano de formação do Colégio Estadual, tendo após o Colégio prestado significativa homenagem ao Soldado Brasileiro. Durante toda semana do Soldado o TG recebeu visitas de Escolares de diversos Estabelecimentos de Ensino de itaúna.

 

 

SEMANA DA PÁTRIA

 

O TG desfila em santanense.

 

Durante as festividades de mais um aniversário de nossa Independência, o TG continuou aberto às visitações pública e principalmente escolares afluíram em grande número ao Tiro de Guerra. No dia 7 de setembro o TG desfilou no Bairro de Santanense, juntamente com o Colégio Industrial daquele simpático bairro. O Diretor do Colégio fretou ônibus para o deslocamento do TG. À tarde o time de futebol de salão do TG enfrentou o Ginásio Santana, tendo o TG vencido pelo placar de 4x2.

À noite o TG realizou sua sessão cívica na Sede do TG, tendo falado na mesma, o atirador Virgílio Santos Dias, um professor adredente convidado e o Sgt Juscelino da Silva.

No dia 23 de outubro o TG comemorava, também, com entusiasmo, o Dia do Aviador.

No dia 28, logo após o término da instrução chega ao TG a professora Maria Aparecida Quadros e mais duas colegas acompanhadas de 3 classes do Grupo Escolar João Dornas. O Sgt Juscelino da Silva responde a cerca de 20 perguntas sobre atividades no Tiro de Guerra, tendo logo após a garotada e suas mestras se retirando com bastante satisfação.

 

A 2 de novembro à noite, chega ao TG o Cap Fernando Onésio Guimarães para proceder aos exames finais do Tiro-de-Guerra. Todos os atiradores foram aprovados e o resultado dos exames foi considerado MUITO BOM. Após o encerramento dos exames, os atiradores acompanharam ao enterro do pai do Diretor do TG, levando à família do falecido suas condolências, levando para o cortejo fúnebre uma Corbelha de Flores.

No dia 15 de novembro, o TG comemora com uma sessão cívica a Proclamação da República Brasileira. Em seguida os atiradores foram fazer uso do Voto, pelas eleições marcadas para as Assembléias, Prefeituras, etc.

No dia 19 de novembro - Dia da Bandeira, o TG encerrava suas atividades daquele ano de instrução. Na sessão cívica o atirador nº 11, Eimar Viana, faz uso da palavra, falando sobre a data e apresentando suas despedidas em nome da turma. Falou em seguida o Sgt Juscelino da Silva, exortando a todos os atiradores a continuarem na vida civil com o mesmo espírito de cumprimento do dever, para a grandeza de nossa Pátria. Familiares de atiradores e autoridades prestigiaram o acontecimento do compromisso à Bandeira, por parte dos atiradores. Ao atirador nº 1, Agnaldo Luiz Guimarães, foi entregue pelo Sgt Juscelino da Silva, uma medalha por ter sido o 1º colocado da turma nos exames finais

 

1967

A instrução tem início no dia 17 de fevereiro, com 75 atiradores matriculados. Faltou a chamada os jovens Antônio Adelson Alves e Antônio Antunes Alves passando em consequência a insubmissos. A 23 de março chega a Itaúna o Major Mauro Felix da Silva, acompanhado do 3º Sgt Ivany Ferreira da Silva, para visita de inspeção ao Tiro-de-Guerra.

O Major Mauro ficou bastante eufórico com o estado da sede e stand de tiro e com grau de instrução dos atiradores. O chefe da seção dos TTGG foi pródigo em elogios ao TG. Esteve com o Maj Mauro o Sr. Antônio Dornas de Lima, Prefeito recem-eleito e que assumira a Direção do Tiro-de-Guerra.

 

FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA

 

Dia 25 de junho chega a Itaúna, o Fogo Simbólico da Pátria e o TG cumpre a missão, já prevista, de conduzi-lo até Belo Horizonte. A cidade estava em festa e orgulhosamente os atiradores, mediante planejamento realizado pelo Sgt Juscelino da Silva, entregou o Fogo Sagrado a uma equipe do 12 RI, na Avenida Amazonas, na Praça da CEMIG. Em seguida os atiradores rumaram para o CPOR, onde jantaram. O Sgt Juscelino da Silva aproveitou a oportunidade e, mediante autorização do Oficial de Dia, mostrou a seus comandados as dependências daquela OM. Regressamos à Itaúna, por volta das 21 horas, com a satisfação do dever cumprido.

Todas as datas festivas e os feriados nacionais foram comemorados com grande entusiasmo e participação da comunidade.

Registre a maratona do bairro Santanense à Itaúna, com 65 atletas participando. Do 1º ao 4º colocado, ficaram com os atiradores Fagundes, Dalmo, Eustáquio e Ildeu. O TG ganhou o Troféu Antônio Dornas de Lima. Em setembro era a Páscoa dos Militares, realizada com os companheiros da Polícia Militar.

 

 

A 10 de novembro chegava a Itaúna o Major Mauro Felix da Silva, para proceder aos exames finais do Tiro-de-Guerra. O resultado dos exames foi considerado MUITO BOM. Registre-se que o exame de Instrução Tática, foi realizado sob forte chuva.

 

CANÇÃO DO ATIRADOR TG 80

At. 20 - Eustáquio Antônio Mendes

 

Bem antes do sol nascer

Estamos juntos a pelejar

Para a luta aprender

E para a pátria trabalhar.

 

Viva Itaúna, o TG 80

Viva a turma do fuzil

A rainha Infantaria

O Exército e o Brasil

 

É com orgulho que trajamos

A nossa farda respeitada

Tão honrada e tão linda

Subline nunca derrotada.

 

No TG somos todos iguais

Seja preto ou branco o infante

Somos um pedacinho

Deste exército triunfante.

 

Durante a instrução daquele ano, foi criada a “Canção do TG 04-080”, de autoria do atirador Eustáquio Antônio Mendes. No encerramento dos exames finais a canção foi ouvida pelo chefe da Secção dos TTGG, tendo ficado o mesmo, bastante entusiasmado com a mesma.

 

 

TG CRIA REVISTA

 

 

O ano de 1967 o Sgt Juscelino da Silva criou uma comissão de atiradores para lançamento de uma Revista, a qual contaria em suas páginas, as atividades do TG. Foram feitas 300 revistas com grande repercussão em Itaúna. Um sucesso mesmo.

 

ENCERRAMENTO DOS EXAMES

 

O encerramento das instruções foi feito em grande estilo. O Sgt Juscelino da Silva programou uma missa na Igreja Matriz de Santana, o juramento a seguir em praça pública e logo após nos salões do Automóvel Club foi feita a entrega simbólica dos certificados aos Reservistas, os quais se fizeram acompanhar de respectivas madrinhas. Foram entregues as seguintes medalhas:

·          Aplicação: At 57 - Osmando, 1º lugar de turma;

At 03 - Atheide, 2º lugar;

·          Cumprimento do Dever: At 55 - Tarabal;

·          Tiro ao Alvo: At 28 José e 36 Altair);

·          Espírito de Corpo: At Eustáquio;

·          Cooperação: Ats Darlan, Dornas, Tarabal;

·          Assiduidade: At Gilberto.

Usou da palavra o at Roberto Monteiro, o Diretor do TG Senhor Antônio Dornas de Lima e Sgt Juscelino da Silva.

O coral do TG entoou a canção do Tiro-de-Guerra e após com o canto do Hino Nacional a sessão foi encerrada.

 

1968

A instrução teve início em 14 de janeiro, com uma missa na sede do TG, celebrada pelo Cônego José Ferreira Neto.

A 15 teve início o Curso de Formação de Cabos com o efetivo de 15 matriculados.

Em fevereiro, em comemoração à Semana da Indústria o TG participa de um torneio patrocinado pelo SENAI, vencido pelo TG. A disputa foi de futebol de salão.

A 11 de março, a convite, esteve no TG o senhor Inácio Campos Cordeiro, Pracinha da FEB, o qual fez brilhante e vibrante palestra aos atiradores.

Todas as datas festivas e feriados foram comemoradas com entusiasmo.

 

TG PATRULHA ESTÁDIO

A 28 de maio, esteve em Itaúna o ATLÉTICO de BH, que veio em Itaúna fazer uma demonstração de seu futebol, com todos os seus craques em benefício de uma entidade filantrópica local. O TG, atendendo pedidos, patrulhou o estádio garantindo a tranquilidade de todos.

EXPOSIÇÃO AGRO-PECUÁRIA

Em 22 de agosto o TG participa de um grande desfile comunitário de abertura da Exposição Agro-Pecuária. O TG executou ainda durante a exposição, no dia do SOLDADO, uma demonstração de ginástica com arma, no local da realização da exposição. O Tiro-de-Guerra recebeu muitos aplausos.

 

SEMANA DA PÁTRIA

 

Durante toda a Semana o TG esteve em francas atividades. Registre-se a visita do TG 100, de Oliveira a Itaúna, para participar de um jogo de futebol de campo, com nossos atiradores. O TG 100, veio sob o comando do Sgt Odilo Rotterdã. O TG venceu por 3x1 e a preliminar por 5x0. À noite o Sgt Odilo regressava à Oliveira, com sua simpática caravana. O TG participaria ainda da SEMANA DA ÁRVORE, patrocinada pelo Lions Club, tendo feito o plantio de 2 árvores em frente ao TG.

 

TORNEIO CENTRO OESTE

 

O Tiro-de-Guerra é convidado pela Prefeitura Municipal a representar Itaúna na modalidade de Futebol de Salão, nos jogos do interior. Em disputa com as cidades de Formiga, Pará de Minas e Divinópolis e o TG representando a cidade conquistou o torneio no jogo final, com Divinópolis, vencendo por 2x1.

Registra-se de importância o fato de a única modalidade esportiva ganha por Itaúna, foi o futebol de salão, com a equipe do Tiro–de-Guerra.

No jogo final o TG, com uma equipe, fez uma demonstração de Educação Física com alteres, na Praça de Esportes, tendo arrancado entusiásticos aplausos da multidão que lotava o ginásio.

No dia 26 de outubro chegava a Itaúna, acompanhado de motorista, o Capitão Guilherme Alberto Barbosa Fregapani, para inspecionar e proceder aos exames finais no TG. O resultado da inspeção e exame foi considerado MUITO BOM.

No dia 1º de novembro encerrava-se o ano de instrução com o juramento à Bandeira por todos os atiradores. Neste dia o TG lançava seu 2º número de sua REVISTA, com grande repercussão na comunidade.

 

1969

 

As instruções iniciaram-se no dia 27 de janeiro, tendo na oportunidade o Diretor do TG, o Prefeito Municipal Sr. Antônio Dornas de Lima, proferido uma palestra para os atiradores.

 

A 25 de fevereiro o TG participava da Semana da indústria, patrocinada pelo SENAI e na corrida rústica o TG fazia um total de 43 pontos, ficando com um lindo troféu.

Todas as datas cívicas e festivas foram comemoradas com grande ardor cívico.

Registre-se que, tal como aconteceu no ano anterior, por iniciativa do Sgt Juscelino da Silva e apoio do Prefeito Municipal, a Semana da Pátria foi comemorada com entusiasmo. Os colégios já aderiam ao acontecimento maior de nossa história.

Na corrida rústica denominada JOSÉ BONIFÁCIO, de 12 Km, o TG saiu vencedor. Como sempre na Semana do Soldado e da Pátria o TG esteve aberto à visitação pública e seu Sgt instrutor fazia inúmeras visitas a estabelecimentos de ensino locais, atendendo pedidos para entrevistas.

 

MEDALHA DE BRONZE

 

Com o ofício nº 65 T1 chegava ao TG um Diploma da Medalha Militar e uma Medalha de Bronze, destinada ao Sgt Juscelino da Silva, como recompensa aos 10 (dez) anos de bons serviços prestados ao Exército Brasileiro.

 

SEMANA DA CRIANÇA

 

Durante a festa da criança o TG promovia uma ACISO (Ação Cívico Social) fornecendo merenda e guaraná a todos os alunos da Escola Combinada do Bairro Piedade. A merenda foi servida na Sede do Tiro de Guerra, com a presença de todas as professoras da referida escola.

 

EXAMES FINAIS

 

Aconteceu a 17 de novembro o seu início, com a chegada a Itaúna do Coronel Alfredo Virgílio Nicolau, Chefe da SMR/4.

Foram aprovados todos os atiradores. A 19 de novembro foi realizado o compromisso à Bandeira por todos os atiradores.

 

1970

 

A 11 de janeiro chegava ao TG o telegrama circular nº 2 comunicando que o Major Enedino Virgílio de Carvalho Filho, assumira a chefia dos TTGG.

A 15 teve início as instruções com a matrícula de 102 atiradores. O Diretor do TG, Sr. Antônio Dornas de Lima, presente, proferiu uma brilhante palestra aos atiradores.

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 14 de fevereiro o TG recebia pronto para o serviço o 2º Sgt Renê de Carvalho Tourino, para formar reservistas para o Tiro-de-Guerra.

A 21 de fevereiro, a convite, esteve na Sede do TG o Senhor Inácio Campos Cordeiro, Ex-Combatente da 2ª Guerra Mundial, o qual fez uma palestra para os atiradores sobre a tomada de Monte Castelo.

 

ACISO (Ação Cívico Social)

 

Na Semana do Exército o TG fazia as fundações para a construção do Restaurante Popular de Itaúna e fornecia cerca de 300 lanches para escolares do Grupo do Bairro da Piedade.

 

FERIADOS E DATAS FESTIVAS

 

Todas as datas importantes no calendário cívico de nossa pátria foram comemoradas condignamente, culminando com o grande desfile cívico militar, do dia 7 de setembro.

 

EXAMES FINAIS

 

A 10 de novembro chegava a Itaúna o Major Enedino Virgílio de Carvalho Filho, Chefe da Secção dos Tiros-de-Guerra, com a missão de inspecionar e proceder aos exames finais dos atiradores. Acompanhava-o 2º Sgt José Francisco de Salles. Todos os atiradores foram aprovados e o resultado final foi considerado MUITO BOM.

A 19 de novembro, com o compromisso à Bandeira por parte dos atiradores, o TG entregava à comunidade mais uma turma de Reservistas e lançava um JORNAL em comemoração à data.

 

1971

 

No dia 25 de janeiro, mais uma turma é matriculada no TG, com 117 atiradores matriculados. A 28 de fevereiro já eram desligados 22 atiradores por falta de frequência.

 

ACISO(Ação Cívico Social)

 

A 12 de junho o TG fazia na cidade uma memorável campanha o agasalho. Nos caminhões da Prefeitura Municipal os atiradores apanhavam os agasalhos de casa em casa, para mediante auxílio da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), serem entregues aos menos favorecidos.

 

EXPULSÃO DE ATIRADOR

 

A 1º de setembro o TG lamentavelmente, obrigou-se  a expulsar de suas fileiras, mediante Ato de sua Excelência Senhor Comandante da da 4ª Região Militar, o atirador Josemi Santana de Alcântara, por ter o mesmo, cometido vários atos atentatórios ao pundonor militar, sendo, em consequência, entregue à Polícia Civil.

 

 

EXAMES FINAIS

 

No dia 25 de outubro aportava em Itaúna o Capitão Luiz Hidalgo Cavalcante, para proceder aos exames finais do TG. O oficial se fazia acompanhar do 2º Sgt Adair José Teixeira.

Os exames transcorreram normalmente tendo o TG apresentado um alto índice de instrução. Foram aprovados todos os atiradores, num total de 69 e 6 cabos reservistas de 2ª categoria. O oficial disse ter sido o TG de Itaúna, o melhor entre os que já haviam examinado.

A 15 de novembro foi realizado o juramento à Bandeira por todos os atiradores. O Diretor do TG, Senhor Antônio Dornas de Lima e o Sgt Juscelino da Silva entregaram DIPLOMAS DE HONRA AO MÉRITO àqueles que mais se destacaram durante o ano de instrução.

 

1972

 

São matriculados 190 atiradores no dia 15 de janeiro e as instruções têm início. Presentes à Sede o Diretor do TG e o Cônego José Ferreira Neto celebrava uma missa no próprio Tiro-de-Guerra.

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 23 de fevereiro apresenta-se pronto para o serviço mais um instrutor. Trata-se do 3º Sgt Orlando Coelho Leão, recém incluído no Quadro de Instrutores, vindo 11º BI, situado em São João Del Rei.

 

ASSOCIAÇÃO DE RESERVISTAS

 

No dia 21 de abril é realizada na sede do TG a primeira reunião para formação da ASSOCIAÇÃO DOS RESERVISTAS DO TG 04-080. O reservista Severino Alves de Oliveira, convocado pelo Sgt Juscelino da Silva, aceita a incumbência de ser o primeiro presidente e com liberdade para escolher sua primeira diretoria.

A 29, de maio acontecia, às 19h30min, nova reunião na Sede do TG, para formação da 1ª Diretoria da Associação dos Ex Reservistas do TG 04-080.

Aclamada a 1ª Diretoria, a mesma foi empossada pelo Sgt Juscelino da Silva.

 

A ASSOCIAÇÃO FICOU ASSIM CONSTITUÍDA:

 

Presidente: Sr Severino Alves de Oliveira;

Vice-Presidente: sr Alberto Corradi;

Vogais: Sr Ary Carvalho, Rolney José Corradi Fonseca e Edimar Marinho de Faria;

Diretor de Esportes: Sr Valdir Silva;

Jornal e Boletim: Sr José Severino Filho;

Diretor social: Sr Roberto Monteiro;

Diretor Cívico: Sr Pedro Paulo Drumond;

Diretor de Publicidade: Sr Geraldo Souza Lopes e Sr João Gabriel da Silva.

 

 

AÇÃO CÍVICO SOCIAL

 

 

Todas as datas cívicas e festivas foram comemoradas condignamente. Grande destaque para a AÇÃO CÍVICO SOCIAL realizada pelo TG, na localidade de Pedra e Brejo alegre, na ocasião da Semana do Soldado.

O Sgt Juscelino da Silva com equipes, ACAR, FACULDADE DE ODONTOLOGIA, Prefeitura Municipal e Posto de Saúde local, realizou preliminarmente um levantamento da necessidades básicas da região, tais como: construção de fossas, pinturas de casas, necessidades de vacinas, deficiências de filtros e de assistência dentária.

O TG durante a semana acampou no local e cumpriu efetivamente todas as necessidades levantadas. Hasteada a Bandeira Nacional no estande que o TG montou no campo, pelo Prefeito Municipal e Diretor do TG, Senhor Jadir Marinho de Faria.

À noite fazia-nos palestras para os moradores, quer cívica, quer educacional.

Os escolares receberam lanches diariamente e a assistência dentária foi prestada a toda comunidade do Brejo alegre e Pedra.

No encerramento da Semana, foi montado um palco improvisado por atiradores do TG, auxiliados pelo Senhor Marcelo de Faria Matos e sua equipe, o qual tem um programa na Rádio local, dirigido à Zona Rural. Foi um acontecimento marcante e a repercussão foi excelente.

 

 

150 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

 

O Sesquicentenário de nossa independência foi comemorado em grande estilo em Itaúna. O desfile, coordenado pelo Sgt Juscelino da Silva, teve participação efetiva de todos os órgãos comunitários. Inúmeros cartazes foram colocados nas ruas representando a indústria, o comércio, clubes de serviço e as potencialidades da comunidade. Atendendo pedido do responsável pelo MOBRAL de Itaúna, uma equipe do TG procedeu ao levantamento, casa a casa, dos analfabetos do bairro denominado SERRADO.

 

EXAMES FINAIS

 

A 17 de outubro chegava a Itaúna o Capitão Severino José da Costa Neto, acompanhado do 3º Sgt Rangel, para proceder aos exames finais do Tiro-de-Guerra. Foram todos atiradores aprovados num total de 125, sendo 12 cabos. O TG deixou magnífica impressão ao oficial examinador.

Dia 19 de novembro com o compromisso à Bandeira o TG entregava à comunidade de Itaúna mais uma turma de Reservistas.

 

 

1973

 

1ª TURMA DE INSTRUÇÃO

 

O ano de 1973 trazia como novidade a constituição de 2(duas) turmas por ano de instrução teve início então a 21 de janeiro com a primeira turma com 150 atiradores matriculados. A 17 de março procedeu-se aos exames do Curso de Cabos, pelo 1º Tenente José Bento de Morais. Foram aprovados todos os candidatos. Todas as datas festivas e cívicas foram comemoradas e os exames finais aconteceram nos dias 18 e 19 de junho pelo Major Verlangieri, sendo todos os atiradores matriculados.

 

2ª TURMA DE INSTRUÇÃO

 

As instruções tiveram início no dia 1º de julho com 80 atiradores matriculados.

Todas as datas cívicas e festivas foram comemoradas, ressaltando-se a SEMANA DO SOLDADO e a SEMANA DA PÁTRIA.

 

1974

 

1ª TURMA DE INSTRUÇÃO

 

A 13 janeiro com a matrícula de 120 atiradores têm início as instruções do ano. Os exames do CFC foram realizados a 13 de março, com todos os candidatos aprovados. Todas as datas cívicas e festivas foram comemoradas. A 80 de junho tem início os exames finais sob a presidência do Major Severino José da Costa Neto. O compromisso à Bandeira feriu-se no dia 15 de junho, com presença de autoridades e familiares de atiradores.

 

 

 

 

2ª TURMA DE INSTRUÇÃO

 

A 30 de junho tem início a instrução referente a 2ª turma. Os exames do CFC aconteceram a 22 e 23 de agosto pelo Tenente José Bento de Morais. Os 10 candidatos matriculados foram aprovados. As Semanas do Soldado e da Pátria foram comemoradas à altura. Não houve o desfile de 7 de setembro, devido aos inúmeros casos de meningite ocorridos na cidade, tendo 2 atiradores que também, contraíram a doença.

 

NOVO INSTRUTOR

 

A 24 de outubro apresenta-se ao TG o 3º Sgt Valmir de Mattos Vieira, pronto para o serviço, vindo da Secção dos TG da 4ª RM.

 

PROMOÇÃO DE INSTRUTORES

 

O Noticiário do Exército de 11 de novembro transcreve as promoções a 2º Sgt Valmir de Mattos Vieira e Orlando Coelho Leão, instrutores do TG.

 

CHEFE DA INSTRUÇÃO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE ITAÚNA

 

A 22 de setembro, o então 1º Sgt Juscelino da Silva, recebia o Título de Cidadão Honorário de Itaúna em sessão solene da Câmara Municipal, convocada especialmente para tal fim. O BIR nº 212 publicou a apresentação do título concedendo a CIDANIA Itaunense ao Subtenente Juscelino da Silva, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade Itaunense.

 

1975

 

As instruções tiveram início a 12 de janeiro com a presença de 150 atiradores matriculados.

 

NOVO INSTRUTOR

 

O BIR da 4ª RM publica a classificação no TG, em caráter excepcional, do 3º Sgt José Pereira da Silva, vindo do Centro de Informações do Exército.

 

EXAMES FINAIS

 

A 07 de junho chegava a Itaúna o Major Carlos Alberto Lopes dos Santos, para proceder aos exames finais dos atiradores da 1ª turma de instrução. Foram todos aprovados, tendo o TG alcançado o resultado MUITO BOM.

 

CONVÊNIO

 

A 8 de junho foi celebrado, na Câmara Municipal de Itaúna, um convênio entre o Ministério do Exército e a Prefeitura Municipal, assegurando a permanência do TG em Itaúna. Representou o Exército o Major Carlos Alberto Lopes Santos.

 

EXAMES FINAIS

 

Com a chegada a Itaúna do Major Antônio de Paula Almeida, tem início os exames finais do TG, com excelente resultado e aprovação de todos os atiradores.

Durante o 2º Semestre todas as datas festivas e cívicas foram comemoradas, e, no dia 30 de novembro terminava o ano de instrução, com o juramento a Bandeira por todos os atiradores.

 

1976

 

A instrução inicia a 11 de janeiro com 150 atiradores matriculados. O exame do CFC ocorreu a 7 de março pelo Capitão José Bento de Morais. As datas cívicas e festivas do período foram todas comemoradas.

Os exames finais dos atiradores feriu-se em 4 e 5 de junho, presente o Major João Batista de Souza Lopes. Tendo o TG alcançado um resultado MUITO BOM e no dia 12 de junho, com o solene juramento a Bandeira por parte dos atiradores, foi encerrado mais um período de instrução.

 

2ª TURMA

 

Tem início as instruções no dia 27 de junho com 150 atiradores matriculados.

As datas festivas e cívicas foram comemoradas condignamente.

A 24 de novembro terminava mais um período de instrução com os exames finais, tendo todos os atiradores sido aprovados. O juramento à Bandeira aconteceu logo a seguir com a presença de familiares dos atiradores e autoridades, previamente convidados.

 

1977

 

A 11 de janeiro têm início as instruções referente à 1ª turma de instrução, com 150 atiradores matriculados.

As datas festivas e cívicas foram todas comemoradas. A instrução da 2ª turma teve início a 26 de junho, com 150 atiradores matriculados.

Os exames do CFC aconteceram nos dia 21 e 22 de agosto pelo 1º Tenente Enio Queiroz.

 

NOVA SEDE DO TG NO BAIRRO DAS GRAÇAS

 

Data histórica: no dia 7 de outubro de 1977, o TG transferia suas instalações para a atual sede do TG. Sede ampla, confortável, a melhor da 4ª RM. Inúmeros contatos foram realizados pelo Subtenente Juscelino da Silva com o Chefe do Executivo Municipal e Diretor do TG Dr Hidelbrando Canabrava Rodrigues.

Procura de local, feitura da planta, tudo realizado graças a muito sacrifício, muitos entendimentos, muitas horas de dedicação.

Registre a notável boa vontade do Prefeito Municipal de Itaúna, para a construção da bela obra.

A 8 de outubro visitava o novel TG, o Dr Célio Soares de Oliveira, com todo secretariado, manifestando seu contentamento pela obra realizada. Coube ao Dr. Célio, Prefeito que tomava posse no ano em curso, terminar a grande obra. Fica frequentemente aberta à visitação da sociedade local a nova sede do TG.

 

VISITA EXCELENTÍSSSIMO GENERAL COMANDANTE

DA 4ª REGIÃO MILITAR

 

No dia 17 de outubro, esteve no TG o Senhor Prefeito Municipal, tratando sobre a visita do Exmo General Arídio Brasil e comitiva em Itaúna, para inaugurar as novas e modernas instalações do TG, prevista para o dia 20 de outubro. O Prefeito se fez acompanhar de todo seu secretariado. O 2º Tenente PM Raimundo Nunes também trata com o Chefe da instrução do TG de problemas relativos à segurança do Cmt da 4ª RM.

No dia 19 de outubro, volta ao TG o Prefeito Municipal, Dr Célio soares de Oliveira e auxiliares acertando detalhes finais da visita ilustre.

Dia 20, às 08h30min chega a Itaúna o Cmt da 4ª RM e todo seu Estado Maior e acompanhados de esposas.

A comitiva foi recepcionada no Trevo de Itaúna, tendo as esposas dos militares sendo recebido por um grupo de senhoras local, liderado pela Sra. Neuza Casemiro da Silva, esposa do Sub Ten Juscelino, para cumprirem um extenso e bem programado programa social.

O Exmo General Arídio Brasil e comitiva dirigem-se para o Tiro-de-Guerra.

Após a continência de estilo os atiradores ouviram uma preleção do Oficial General, visitando a seguir as instalações do TG, ficando bastante entusiasmado com suas novas instalações.

Grande número de convidados prestigiou o grande acontecimento.

Após visita da comitiva ao Centro de Fundição de Itaúna, foi servido um lauto almoço no clube da Companhia Industrial Itaunense, com presença de todas as lideranças Itaunenses.

Por volta das 16h a comitiva deixou Itaúna com destino à Juiz de Fora.

O ano de instrução terminou a 25 de novembro com o compromisso à Bandeira pelos atiradores.

 

1978

 

As instruções têm início a 23 de janeiro com 150 atiradores matriculados. O Cônego José Ferreira Neto celebra uma missa no próprio Tiro-de-guerra.

 

PROMOÇÃO DO CHEFE DE INSTRUÇÃO

 

O Boletim nº 106, da 4ª RM, de 7 de junho, publica a promoção a Subtenente do então 1º Sgt Juscelino da Silva, POR MERECIMENTO.

A 23 de junho o TG encerra suas atividades referentes ao 1º semestre, com o juramento à Bandeira por todos os atiradores.

A 26 de junho reinicia a instrução referente à 2ª turma de instrução, com um total de 150 matriculados.

FOGO SIMBÓLICO

 

A 7 de setembro, após tomar parte no grande desfile Militar-estudantil, o TG conduz o Fogo Simbólico da Pátria até a vizinha cidade de Mateus Leme, com grande empolgação popular.

 

1979

A 5 de fevereiro têm início as instruções relativas ao 1º semestre, com 150 atiradores matriculados. Todas as datas foram comemoradas, quer cívica ou festiva. Em junho o TG entregava mais uma turma de reservistas à comunidade Itaunense. O 2º período teve início em junho no mesmo mês e encerrou-se em novembro com o juramento à Bandeira por todos os atiradores.

 

Ainda no 2º semestre o TG realizou um exercício de Ocupação de Pontos Sensíveis, com a chegada em outubro, em Itaúna, dos Senhores Coronéis Luiz de Paulo Valério e Severino José da Costa Neto. Por volta das 18h, chegaram os oficiais citados, entregando ao ST Juscelino da Silva uma ordem do Exmo General Comandante da 4ª RM, para ocupar os PONTOS SENSÍVEIS levantados pelo TG.

Acionado o Plano de Chamada, dentro de 60 minutos todo efetivo do TG já estava pronto.

Ocupado os pontos, estes foram vigiados até as 06h da manhã do dia seguinte. O Exército forneceu ração tipo 2, para todo o TG, na razão de 1 para 2 atiradores.

Às 9h o Cel Valério proferiu uma palestra alusiva ao tema, para autoridades e lideranças locais convidadas pelo ST Juscelino da Silva.

Os oficiais seguiram destino bastante entusiasmados com o grau de operacionalidade do Tiro-de-Guerra.

 

1981

 

Em 1º de junho de 1981 o ST Juscelino da Silva foi promovido ao posto de 2º Tenente, em virtude da Portaria nº 22 - C8/QAO, sendo-lhe conferido de acordo com o Decreto nº 71.405 de 5 de dezembro de 1972, Carta Patente confirmatória do gozo das vantagens, prerrogativas e deveres inerentes ao posto, nos termos da Lei (Brasília; em 9 de junho de 1981, 160º da Independência e 93º da República). Registrada no livro de Registro de Cartas Patentes do Ministério do Exército em 9 de junho de 1981. Foi então desligado do tradicional Tiro-de-Guerra 04-080 e classificado na 13ª Circunscrição do Serviço Militar em Três corações, na 5ª Seção, como Oficial de Relações Públicas.

 

1992

 

Participou pela 1ª vez das Olimpíadas dos Tiros-de-Guerra da 4ª Região Militar, conquistou medalha de prata na Corrida Rústica.

 

 

1993

 

Realizou a 1ª Semana do Exército em Itaúna envolvendo toda a comunidade local. No mesmo ano recebeu a visita do Exmo Sr General de Brigada ALCEDIR PEREIRA LOPES, Diretor do Serviço Militar com sede em Brasília.

 

1994

 

Sagrou-se Vice Campeão de Corrida Rústica entre os Tiros-de-Guerra da 4ª Região Militar. Neste mesmo ano o TG recebeu a visita do Ex.mo Sr General de Divisão FREDERICO FARIA SODRÉ DE CASTRO, Comandante da 4ª Região Militar, com sede em Juiz de Fora-MG.

 

1995

 

O TG participou da IV Olimpíada dos Tiros-de-Guerra da 4ª Região Militar em Poços de Caldas-MG. Nesta competição esportiva o ex-atirador LEONARDO LOPES DE ARAÚJO, conquistou a medalha de ouro na modalidade 100 metros rasos.

 

1996

 

O TG participou da V Olimpíada em ARAXA-MG. O Ex Atirador n.º 025 ALVARO VILELA ANTUNES, conquistou para Itaúna a medalha de Prata na Modalidade 1500 metros.

 

1997

 

O TG completou 52 anos de existência em Itaúna, também participou da VI Olimpíada dos Tiros-de-Guerra da 4ª Região Militar 4ª Divisão de Exército em Viçosa-MG. Nesta competição esportiva nossos atiradores, conquistaram 01 troféu no FUTSAL e 11 medalhas ficando na classificação geral em 5º Lugar entre 31 Tiros-de-Guerra de Minas Gerais, foi realizado em sua sede as comemorações do 30º aniversário da Turma do atual Prefeito Municipal, Sr OSMANDO PEREIRA DA SILVA.

 

1998

 

O TG participou ativamente, durante 3 meses na campanha contra o mosquito da dengue. Esteve ainda presente em diversas atividades do município em apoio à comunidade.

 

 

1999

 

Participou no mês de abril e maio na Campanha da dengue do município, no período de 10 a 13 Mai 99, promoveu a 1ª fase da Campanha inverno sem-frio e inverno sem fome no período 17 à 21 a 2ª fase da mesma campanha, onde foram arrecadados aproximadamente 5 toneladas de donativos entre: alimentos não perecíveis e agasalhos.Os donativos arrecadados foram distribuídos em solenidade com a presença do Sr. Prefeito Municipal, entre 24 (vinte e quatro) instituições: Creches, Asilos, Orfanatos, Igrejas Católicas, Igrejas Evangélicas e Centro Espíritas.

 

No período de 05 à 13 de junho participou da Semana do Meio Ambiente no município, promoveu a caminhada ecológica até o Morro do Bonfim realizando a coleta de lixo no local que é ponto turístico.

 

O TG participou efetivamente da abertura oficial da Semana do Meio-Ambiente em Itaúna, onde realizou o hasteamento da Bandeira Nacional, desfile da Tropa e Fanfarra, sendo alvo de referência elogiosa. Participou da Ação Rotária e da 1ª Olimpíada Especial APNE’S REGIÃO CENTRO-OESTE, no dia 19 Jun 99.

 

2000

 

No dia 22 abril, participou efetivamente na Praça Dr. Augusto Gonçalves, das festividades alusivas aos 500 ANOS do BRASIL.

 

2001

 

Como atividade extra curricular a ressaltar o TG, participou em 18 de agosto da homenagem dos Atletas do Centenário de Itaúna. No dia 20 outubro, da Ação Social Rotária da Escola Vitor Gonçalves, envolvendo grande parte da Comunidade. O Chefe da Instrução é Sub Ten Inf GETÚLIO JOSÉ DA SILVA, os instrutores: 1º Sgt Inf WELLINGTON LUÍS ACÁCIO e o 1º Sgt Art WAGNER FERREIRA DE MELLO, ainda consta no seu quadro de funcionários civis, o Sr VICENTE MARQUES DE OLIVEIRA, e o Sr FABIANO DA SILVA auxiliar de secretária e a Sr ª LUCIANA SILVA FRANCO auxiliar da secretaria, que completa o quadro efetivo desta Unidade Militar em Itaúna.

 

No dia 14 de dezembro apresentou-se pronto para o serviço o 1º Sargento de Engenharia Gilberto Ferreira Fonseca, vindo da Cia Cmdo da 4ª RM/4ª DE.

 

2002

 

Início da Seleção complementar: 28 de fevereiro de 2002;

 

Incorporação – Matricula e Aula Inaugural: 1º de março de 2002;

 

Foram matriculados 150 (cento e cinqüenta) atiradores.

 

Recebemos em 13 de março de 2002 a visita do Exmº Sr General Divisão GILBERTO CÉSAR BARBOSA, comandante da 4ªRM/4ªDE, acompanhado do Major ENIO MOREIRA AZZI, chefe da STG/4. Apesar do pouco tempo de incorporação, os atiradores causaram ótima impressão ao Exmº Sr General Comandante da 4ªRM/4ªDE na demonstração de Ordem Unida e na canção do Hino Nacional – O Exmº Sr General BARBOSA também se mostrou satisfeito com a manutenção das instalações. Estiveram presentes nesta oportunidade o Sr JOSÉ LUIZ GUIMARÃES e o Dr INÁCIO CAMPOS CORDEIRO, Ex-Combatente entusiasmado, que esteve lutando pelo Brasil nos campos da Itália.

 

- 22 de junho: Formatura do Curso de Formação de Cabos.

 

Foi realizada a cerimônia de entrega dos Braçais e dos distintivos da Arma de infantaria aos 18 monitores que concluíram com aproveitamento o curso num total de 25 alunos.

 

- 25 de agosto: Formatura comemorativa ao dia do Soldado.

 

- 26 a 29 de agosto: Foi realizada a comissão de Seleção para os Jovens a incorporar no ano de 2003.

 

- 1º de setembro: Em solenidade na Praça Dr. Augusto Gonçalves foi aberta a semana da Pátria.

 

- 7 de setembro: Desfile da tropa pela Avenida Jove Soares e na cidade vizinha de Itatiaiuçu em comemoração à Independência do Brasil 180º aniversario.

 

-16 de setembro: Desfile da tropa pela Avenida Jove Soares em comemoração ao 101º aniversário de Itaúna.

 

- 19 de novembro: Comemoração do dia da bandeira na Praça Dr Augusto Gonçalves ( Praça da Matriz) com a presença de todos os instrutores e atiradores a qual contou com grande participação do público civil.

 

-21 de novembro: realização da inspeção final da instrução pelo Capitão Marcelo Palma e Subtenente João Batista Avelino da Costa, onde os atiradores se apresentaram com marcilidade dedicação sendo dignos de elogios pelos inspecionadores na exposição final.

 

- 1º dezembro: O Tiro-de-Guerra participou da solenidade de abertura do dia do voluntário no SESI – Itaúna onde realizou o hasteamento da Bandeira, canto do Hino Nacional e plantio de 50 (cinqüenta) árvore às margens do rio São João.

 

- 7 dezembro: Formatura de Encerramento do ano de instrução, a qual contou com a presença de diversas autoridades, familiares, imprensa onde os atiradores receberam os seus certificados e os merecedores diplomas de honra ao mérito, melhor aptidão física e campeão de tiro ao alvo.

 

Recebimento de Chefia: Ainda nesta formatura recebeu do 2º Tenente QAO GETÚLIO JOSÉ DA SILVA a Chefia da Instrução do TG o 1º Sgt Eng GILBERTO FERREIRA FONSECA.

 

- 13 de dezembro: Foram Exonerados do cargo de instrutores do TG 04-009 o 2º Tenente QAO GETÚLIO JOSÉ DA SILVA e o 1º Sgt Inf WELLINGTON LUÍS ACÁCIO, os quais foram transferidos para a Delegacia do Serviço Militar da cidade Contagem –MG e 12º BI na cidade de Belo Horizonte, respectivamente.

 

- 18 dezembro: Apresentação de Instrutores: Apresentou-se pronto para o serviço nesta data, o 1º Sargento de Infantaria RICARDO DOS SANTOS, que foi nomeado como instrutor para o triênio 2003/2005, oriundo da Cia Cmdo da 4ª RM/4ª DE.

 

 

2003

 

Fevereiro: 24 a 28 apresentaram-se para a Seleção Complementar, 150 (cento e cinqüenta) jovem, dos quais 100 (cem) foram selecionados entre os aptos para a matrícula.

 

Março: Deu entrada no Portão Principal os 100 atiradores matriculados no Tiro-de-Guerra 04-009 em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Sr. OSMANDO PEREIRA DA SILVA, Prefeito Municipal, Sr ANTÔNIO GONTIJO, Sr PEDRO PAULO PINTO, Sr ANTÔNIO MIRANDA, vereadores municipais.

 

Abril: Dia 19 foi comemorado o “Dia do Exército” em solenidade realizada no pátio de formatura do TG 04-009.

 

Maio: Dia 8 comemoração do dia da Vitória em solenidade que contou com a valiosa presença do 1º Tenente R1 INÁCIO CAMPOS CORDEIRO, Ex-Combatente que envergou a farda do Exército Brasileiro, nos campos da ITÀLIA durante a 2ª Guerra Mundial.

 

Dia 14, Participação do Tiro de Guerra na Campanha Nacional de Multivacinação Infantil.

 

Junho: Dia 28 formatura dos atiradores que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Cabos, que teve a duração de 6 (seis) semanas foram matriculados 15 dos quais 12 receberam o braçal de monitor.

 

Agosto: Dia 23 Comemoração do Bicentenário do nascimento de Caxias e Dia do Soldado – formatura realizada no pátio de formaturas do Tiro-de-Guerra que contou com a presença de diversas autoridades, onde foi concedido o diploma de “AMIGO DO TIRO-DE-GUERRA” aos senhores NILZON BORGES, Secretario de Administração, Capitão JUSCELINO DA SLVA – Ex Chefe da Instrução, Sr RENATO ARNALDO DA SILVA – Empresário, Sr DANILO, assessor da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura. Logo após a solenidade foi realizada uma rua de lazer parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo.

 

Setembro: Dia 1º à 6º semana da Pátria – Hasteamento da Bandeira Nacional durante a semana e realização de palestras nas Escolas da Cidade.

 Dia 7 desfile Cívico Militar na Avenida Jove Soares e desfile na cidade vizinha de Itatiaiuçu.

 Dia 27 Participação do Tiro-de-Guerra na campanha de vacinação anti-rábica.

 

Outubro: Dia 21, 1º visita ao Tiro-de-Guerra do Sr Coronel CERQUEIRA, Chefe do Escalão de Pessoal da 4ªRM/4ªDE e Sr Major GUILHERME, Chefe da STG/4, solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e da imprensa o Coronel CERQUEIRA, em suas palavras, disse ter ficado muito satisfeito com as condições das instalações e do nível de instrução dos atiradores.

 

2006

Janeiro: A 8, apresentou-se pronto para o serviço o 1º Sargento de Infantaria MARCOS EVANGELISTA DA SILVA.

 

Fevereiro: 24 a 28 apresentaram-se para a Seleção Complementar, 150 (cento e cinqüenta) jovens, dos quais 100 (cem) foram selecionados entre os aptos para a matrícula.

 

 

Março: a 11, deram entrada no Portão Principal os 100 atiradores matriculados no Tiro-de-Guerra 04-009 em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Sr. EUGÊNIO PINTO, Prefeito Municipal e Diretor do TG.

 

Abril: - a 7, foi entregue, em ato solene na Câmara Municipal de Itaúna, ao 1º Sgt RICARDO DOS SANTOS, o Título de Cidadão Honorário de Itaúna, como reconhecimento da população itaunense aos serviços prestados à sociedade;

 

- a 19, foi comemorado o “Dia do Exército” em solenidade realizada no pátio de formatura do TG 04-009.

 

Maio: - a 8, comemoração do Dia da Vitória em solenidade que contou com a valiosa presença do 1º Tenente R1 INÁCIO CAMPOS CORDEIRO, Ex-Combatente que envergou a farda do Exército Brasileiro, nos campos da ITÁLIA durante a 2ª Guerra Mundial. Na oportunidade foi entregue ao Tenente Inácio uma placa de agradecimento do TG;

 

- a 24, foi comemorado o Dia da Infantaria, formatura, demonstração de combate à baioneta pelos atiradores do TG e cães adestrados da 108ª Cia Esp PM.

 

Junho: - a 2, foi celebrada uma missa em frente à gruta com a finalidade de realizar a entronização da imagem de Nossa Senhora das Graças, que foi doada pelo Prefeito Eugênio Pinto, no auditório foi realizado um Culto Evangélico, tudo em homenagem as mães dos atiradores.

 

Julho: - a 11, o TG recebeu uma visita de inspeção do Ten Cel PIMENTA DE MELO acompanhado pelo 1º Sgt SERGIO TAVARES, na oportunidade foi realizada a formatura matinal com presença das esposas dos instrutores, Diretor do TG, os Coordenadores do Pelotão Mirim Renato César e Neide, que participaram da formatura com o Pelotão Mirim;

 

- nos dias 12 e 13 os instrutores e atiradores se deslocaram até a montadora de automóveis FIAT, com a finalidade de conhecer àquela montadora.

 

 

Agosto: -a 25, foi comemorado o Dia do Soldado – Formatura realizada no pátio de formatura do TG, que contou com a presença de diversas autoridades. Na oportunidade foi entregue o diploma de “Colaborar Emérito do Exército” como reconhecimento aos bons serviços prestados ao TG 04-009 e ao Exército pelo Senhor RENATO CESAR, Coordenador do Pelotão Mirim “1º Tenente Ex-Cmb FEB Inácio Campos Cordeiro”, entrega de braçais e boinas aos monitores e apresentação da Bandeira Nacional aos atiradores matriculados no corrente ano.

 

Setembro: - de 1º a 6 foi comemorado a Semana da Pátria – Hasteamento da Bandeira Nacional, todos os dias na Praça da Matriz.

 

- a 7, desfile Cívico Militar na Avenida Jove Soares, com participação do Pelotão Mirim e Feminino, cão adestrado, mascote do TG “Tirinho” e o tradicional TG 04-009.

 

Outubro: a 31, foi realizada a marcha de 16 km, que culminou com um bivaque na Granja Escola, onde foram praticadas pelos atiradores as instruções de orientação noturna e diurna, progressão no terreno diurna e noturna, acuidade auditiva e visual e ginástica com armas.

 

Novembro: - a 19, foi realizado na Praça Matriz a Solenidade Alusiva ao Dia da Bandeira, na oportunidade foi feita a queima das bandeiras inservíveis e leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército pela Vereadora Dagmar Barbosa;

 

 - a 20, foi realizada pelo Cap ANGELO e ST ACÁCIO, ambos do 12º BI, a inspeção final de instrução.

 

 - a 29, foi realizada a formatura de encerramento do ano de instrução, sendo formados 95 reservistas.

 

Dezembro: A 16, o 1º Sgt RICARDO foi desligado por ter sido exonerado no 2º Batalhão de Infantaria Leve, situado na cidade de São Vicente - SP.

 

2007

Janeiro: A 6, apresentou-se pronto para o serviço o 1º Sargento de Engenharia ANTONIO FRANÇA DE LIMA, oriundo do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, situado em Pindamonhangaba – SP, na oportunidade assumiu a Chefia da Instrução do TG.

 

 

 

Fevereiro: 21 a 28 apresentaram-se para a Seleção Complementar, 200 (duzentos) jovens, dos quais 100 (cem) foram selecionados entre os aptos para a matrícula.

 

Março: a 9, deram entrada no Portão Principal os 100 atiradores matriculados no Tiro-de-Guerra 04-009 em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Sr. EUGÊNIO PINTO, Prefeito Municipal e Diretor do TG.

 

Abril: - a 19, foi comemorado o “Dia do Exército” em solenidade realizada no pátio de formatura do TG 04-009.

 

Maio: - a 8, foi comemoração do Dia da Vitória

 

Junho: sem alteração.

 

Julho: - a 5, foi realizada a formatura de entrega de braçais e boinas aos monitores e a apresentação da Bandeira Nacional aos atiradores matriculados no corrente ano.

 

Agosto: -a 25, foi comemorado o Dia do Soldado – formatura realizada no pátio de formatura do TG, que contou com a presença de diversas autoridades.

 

Setembro: - de 1º a 6 foi comemorado a Semana da Pátria – Hasteamento da Bandeira Nacional, todos os dias na Praça da Matriz.

 

- a 7, desfile Cívico Militar na Avenida Jove Soares, com a participação do 1º Ten Ex-Cmb FEB INÁCIO CAMPOS CORDEIRO, pelotão Mirim e Feminino, mascote do TG “Tirinho” e o tradicional TG 04-009.

 

Outubro: sem alteração.

 

Novembro: - a 13, foi realizada pelo ST EUGENIO PIRFO BARROSO, Delegado da 5ª Delegacia do Serviço Militar, situada na cidade de Pará de Minas - MG, a inspeção final de instrução.

 

 - a 19, foi realizado na Praça Matriz a Solenidade Alusiva ao Dia da Bandeira, na oportunidade foi feita a queima das bandeiras inservíveis e leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército pela Vereadora Dagmar Barbosa;

 

 

 

 

- a 30, foi realizada a formatura de encerramento do ano de instrução, sendo formados 86 reservistas. Entrega dos Diplomas, medalhas, troféus aos 2 Melhores Aptidão, Campeão e Vice-Campeão do Concurso de Tiro ao Alvo (CTA), Destaques da Turma “A” e “B” e 1º, 2º e 3º Colocado no Curso de Formação de Cabos.

 

Dezembro: sem alteração.

 

2008

Janeiro: Sem alteração.

 

Fevereiro: - 25 a 29 apresentaram-se para a Seleção Complementar, 200 (duzentos) jovens, dos quais 100 (cem) foram selecionados entre os aptos para a matrícula.

 

Março: - a 14, deram entrada no Portão Principal os 100 atiradores matriculados no Tiro-de-Guerra 04-009 em solenidade que contou com a presença de várias autoridades.

 

Abril: - a 19, foi comemorado o “Dia do Exército” em solenidade realizada no pátio de formatura do TG 04-009.

 

Maio: - a 8, foi comemoração do Dia da Vitória.

 

Junho: - a 13, foi realizada a formatura de entrega de braçais e boinas aos monitores e a apresentação da Bandeira Nacional aos atiradores matriculados no corrente ano.

 

Julho: - sem alteração

 

Agosto: -a 25, foi comemorado o Dia do Soldado – Formatura realizada no pátio de formatura do TG, que contou com a presença de diversas autoridades. Durante a formatura foi entregue o diploma de “Colaborador Emérito do Exército” à instituição 108ª Companhia Especial da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e a Sra. NEIDE MARIA RODRIGUES DE JESUS SILVA, Coordenadora do Pelotão Mirim e Pelotão Feminino, em reconhecimento a colaboração prestada ao TG e ao Exército ao longo dos anos.

 

Setembro: - de 1º a 6 foi comemorado a Semana da Pátria – Hasteamento da Bandeira Nacional, todos os dias na Praça da Matriz.

 

- a 7, desfile Cívico Militar na Avenida Jove Soares, com a presença do Pelotão Mirim e Feminino, mascote do TG “Tirinho” e o tradicional TG 04-009.

 

Outubro: - sem alteração.

 

Novembro: - a 11, foi realizada pelo 2º Ten EUGENIO PIRFO BARROSO, Delegado da 5ª Delegacia do Serviço Militar, situada na cidade de Pará de Minas - MG, juntamente com o 1º Sgt PAULO SERGIO TAVARES, auxiliar da STG/4, a inspeção final de instrução.

 

 - a 19, foi realizado na Praça Matriz a Solenidade Alusiva ao Dia da Bandeira, na oportunidade foi feita a queima das bandeiras inservíveis e leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército pela Senhorita CLAUDIA BARBOZA, funcionária da Câmara Municipal de Itaúna;

 

- a 27, foi entregue, em ato solene no Grande Teatro da Universidade de Itaúna, pela Câmara Municipal de Itaúna, ao 1º Sgt MARCOS EVANGELISTA DA SILVA, o Título de Cidadão Honorário de Itaúna, como reconhecimento da população itaunense aos serviços prestados à sociedade;

 

- a 28, foi realizada a formatura de encerramento do ano de instrução, sendo formados 82 reservistas. Na oportunidade foi entregue o diploma de “Colaborador Emérito do Exército” ao Senhor Vereador LUCIMAR NUNES NOGUEIRA, em reconhecimento a colaboração prestada ao TG durante vários anos. Entrega dos Diplomas, medalhas, troféus aos 2 Melhores Aptidão, Campeão e Vice-Campeão do Concurso de Tiro ao Alvo (CTA), Destaques da Turma “A” e “B” e 1º, 2º e 3º Colocado no Curso de Formação de Cabos.

 

Dezembro: - a 15, o 1º Sargento MARCOS EVANGELISTA DA SILVA foi desligado por ter sido transferido para Companhia de Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, situada na cidade de Cristalina - GO.